terça-feira, 1 de março de 2011

Sobre o Obelisco e a Logo do Clufilon

 Londrina, em 1959 encontrava-se no auge do cultivo do café, em uma fase muito positiva de seu desenvolvimento, e, para celebrar seu Jubileu de Prata foi construído um monumento em forma de obelisco, projetado por Amilcar Neves Ribas e colocado na região em que, na época, era à entrada da cidade – esquina da Av. Brasília com a Rua Guaporé (ver as duas fotos de Yutaka Yasunaka – Foto Estrela).
 











No mesmo ano os Correios lançaram um selo também comemorando o Jubileu, em que se podia ver o mapa do Paraná, um ramo de café e o obelisco, e que foi utilizado pelo Clube Filatélico como inspiração em seu logotipo no momento de sua fundação. 


 




Atualmente o obelisco já não existe mais, assim como tantos outros marcos da cidade, contudo em 1998 o Rotary Club de Londrina - Alvorada construiu uma réplica do obelisco, em tamanho menor, localizado na Rua Souza Naves, próximo ao lago Igapó, tendo a seus pés uma placa comemorativa que reproduz o selo do Jubileu de Prata de Londrina, que foi desenhado por Milton Gavetti. Recentemente quando o Clube Filatélico de Londrina foi reativado buscou-se resgatar o antigo logotipo, com um novo trabalho de design, mais moderno, foi feito de forma primorosa pela designer Leila Orquizas.    
 


Um comentário: