quarta-feira, 11 de março de 2015

FILATELIA

CONFERÊNCIA MUNDIAL DA ONU PARA REDUÇÃO DOS RISCOS DE DESASTRES 2015 - SENDAI JAPAO
Os Correios colocam em circulação, a partir do dia 14/3, a Emissão Especial Conferência Mundial da ONU para Redução dos Riscos de Desastres 2015 Sendai Japão. O motivo foi proposto pela União Postal Universal (UPU), e os Correios contaram com  o apoio  da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, e da ONU, por meio da UNIC/Rio, que cedeu as imagens das logos.
A arte dos selos é do designer e ilustrador Raul Aguiar, nascido em Recife e formado em Design pela UFPE. Atuou como diretor de arte para games e com design gráfico. Atualmente, mora em São Paulo e trabalha como ilustrador e colaborador das revistas Superinteressante e Exame,  e do jornal  Folha de São Paulo. Seu trabalho é bem geométrico. A ideia inicial surge em branco preto e aos poucos ele coloca cor, sombra e volume até a arte final.
Sobre os Selos

O se-tenant, composto de dois selos, destaca, da esquerda para a direita, blocos coloridos simbolizando a Terra, sobre os quais se encontram elementos representativos dos principais fenômenos naturais causadores de desastres. No primeiro bloco, a seca e a estiagem; nos blocos seguintes, de superfície verde, o vendaval, o granizo e a geada; no bloco azul, a inundação; no bloco ao lado, facilmente identificado, o incêndio florestal e, no último, o deslizamento e a erosão.

Sobre cada bloco, encontram-se representados elementos que simbolizam a ação da Defesa Civil Nacional no trabalho de evitar ou minimizar os efeitos dos sinistros sobre a comunidade, como mapeamento das áreas de risco; prevenção (adutoras, construção de poços, contenção de encostas); monitoramento e alerta; e respostas aos desastres, por meio do combate a incêndios, socorro, resgate e assistência às vítimas. Na parte superior de cada selo, veem-se os logotipos da Conferência Mundial da ONU sobre Redução de Riscos de Desastres, 2015 Sendai – Japão, e da ONU, organizadora do evento. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.
Fonte: BLOG CORREIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário