segunda-feira, 9 de maio de 2011

Jornal Notícia - UEL - nº 1264 de 24 de abril de 2011

Reproduzimos matéria publicada no Jornal Notícia da Universidade Estadual de Londrina:

Professor de Química assume o Clube Filatélico


Dionísio Borsato diante da réplica do obelisco de Londrina, que ilustrou o primeiro selo da cidade
LIA MENDONÇA
O que o obelisco do Jubileu de Prata de Londrina tem a ver com a Filatelia? O professor Dionísio Borsato, do Departamento de Química da UEL, responde; “O marco histórico ilustrou o primeiro selo de Londrina, desenhado pelo engenheiro Milton Gavetti, lançado na comemoração dos 25 anos da cidade; e destacando o monumento construído em 1959, instalado na BR 369, esquina com a rua Guaporé, na gestão do prefeito Antonio Fernandes Sobrinho com projeto e execução do engenheiro Amílcar Neves Ribas”.
Colecionador de selos, moedas e cédulas desde os 10 anos de idade, Borsato, que dedica-se a filatelia como hobby, assumiu, em janeiro deste ano, a presidência do Clube Filatélico de Londrina em reunião realizada na Agência Central dos Correios. Ele está empenhado na reativação da entidade, criada em 1978.
Borsato exibe com orgulho sua coleção de selos que registra fatos de diferentes segmentos da sociedade, como: os 1.000 gols de Pelé, a homenagem ao trigésimo segundo presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt (1881-1945) no V Congresso da União Postal das Américas e Espanha, o centenário do Corinthians, o Quarto Centenário de São Paulo, a morte do presidente Tancredo Neves e da presidente de honra da Pastoral da Criança, Zilda Arns, entre muitos outros acontecimentos.
Amante da arte de colecionar, Dionísio Borsato está convocando os filatelistas da comunidade universitária para que se filiem ao CFL. As reuniões da entidade ocorrem sempre no primeiro sábado de cada mês, das 9 às 11 horas, nas dependências da Agência Central dos Correios e Telégrafos, localizada na rua Maestro Egídio Camargo Amaral, 246, esquina com a avenida Rio de Janeiro, no Centro da cidade. “Queremos reunir também os numismatas e telecartofilistas para fazer parte do grupo, pois sabemos que muitos filatelistas igualmente são aficionados por cédulas, moedas e cartões telefônicos”, diz Borsato.
O novo presidente do Clube Filaltélico de Londrina destaca que “a filatelia, a numismática e a telecartofilia ajudam a contar a história de um povo. suas tradições culturais e divulgar pontos turísticos”.
Entre as relíquias que o professor Borsato coleciona está o primeiro selo de Londrina, lançado em 1959, registrando o marco histórico londrinense. O monumento foi destruído em um acidente de caminhão. Mas, por iniciativa do Rotary Club Londrina-Alvorada, foi reconstruído em 1998 e inaugurado a 22 de dezembro do mesmo ano pelo então prefeito Antonio Casemiro Belinati, na rua Souza Naves próximo ao hospital Mater Dei. A réplica, em menor proporção que a obra original para se adaptar ao espaço, foi desenhada pelo mesmo engenheiro Amílcar Neves Ribas, que executou o projeto nos idos de 50.
Serviço
Para contatos com o Clube Filatélico de Londrina basta consultar o blog: http://clufilon.blogspot.com ou escrever para a caixa postal 50, CEP 86001-970-Londrina-PR, ou para o e-mail clufilon@gmail.com, aos cuidados de Luiz Carlos Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário